Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
21/05/2021 às 12h15min - Atualizada em 21/05/2021 às 12h15min

Dor nas costas por fundo emocional ou má postura: especialistas dão dicas para evitar o problema

Não há necessidade de comprar equipamentos especiais: até um cabo de vassoura pode ajudar em atividade.

G1
Divulgação
A pandemia de Covid-19 tornou as reclamações de dores nas costas mais frequentes. Pessoas que antes se movimentavam para ir ao trabalho e em seus afazeres diários agora passam horas a fio encurvadas em escritórios improvisados dentro do ambiente domiciliar. Sem falar na tensão acumulada.
No Reino Unido, uma pesquisa com pessoas que trabalham remotamente descobriu que 
81% dos entrevistados sentiram alguma dor nas costas, pescoço ou ombro durante o período.
Para prevenir o aparecimento dos problemas, os especialistas indicam alongamento e alertam para o perigo de permanecer muito tempo sentado ou deitado durante o dia. Veja também ao longo desta reportagem cinco dicas sobre postura e carregamento de peso.

Origem das dores nas costas
As dores nas costas podem ser identificadas como lesões musculoesqueléticas e são mais frequentes na lombar, nos ombros e na cervical. São ocasionadas pela tensão ou contração da musculatura por muito tempo.
De acordo com Alfredo Gotfryd, médico-cirurgião de coluna do Hospital Israelita Albert Einstein, as dores nas costas podem ser resultado da ergonomia, da falta de atividade física ou, indiretamente, de problemas emocionais.
Ergonomia
Está relacionada à postura de um indivíduo em seu ambiente de trabalho. “Durante a pandemia, as pessoas que não possuem um lugar adequado para trabalhar em casa acabam improvisando e passando longas horas no sofá, na mesa de jantar ou mesmo na cama”, comenta Gotfryd.
Segundo o especialista, o ideal é trabalhar com o computador posicionado na altura dos olhos, para evitar que o pescoço fique inclinado para baixo ou para cima. A coluna deve estar apoiada no encosto da cadeira desde o quadril até os ombros.
Os dois pés devem estar sempre apoiados sobre o chão, paralelos.
“Muitas pessoas tem o costume de se sentar sobre uma das pernas, mas isso causa um desequilíbrio que será compensado pelo corpo, podendo ocasionar um desconforto”, explica Silvia Maria Amado João, professora do curso de fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp