A maioria dos golpes praticados contra usuários de smartphones poderia ser evitada com algumas medidas de segurança simples, segundo especialistas ouvidos pela Folha. Leia a seguir algumas dessas dicas: 1.Não use a mesma senha para acesso de contas diferentes. Crie uma para cada conta 2. Não salve senhas de bancos, e-mail ou sites no aparelho, como em blocos de nota 3. Não deixe armazenadas no aparelho imagens de cartão de crédito 4. Utilize senhas fortes, compostas de números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos, preferencialmente aleatórios 5. Use gerador de senhas disponíveis em apps. A autenticação biométrica, quando falha, pode ser substituída por uma senha, que precisa ser adequada 6. Ative o bloqueio de pin do seu SIM card (chip). Entre em contato com sua operadora para saber como. Tal medida evita que sejam lidas informações de recuperação de senha em outros celulares 7. Desative o conteúdo de notificações de SMS na tela de bloqueio, para não sejam exibidas publicamente informações de recuperação de senha, tokens e códigos de validação 8. Configure uma senha forte para sua caixa postal da operadora de telefonia celular 9. Nunca forneça senhas, autenticações e conteúdos de mensagens a terceiros via telefone, mensagem ou e-mail mesmo que pareçam “oficiais” 10. Não clique em links recebidos a menos que tenha certeza da origem 11. Não tenha o e-mail de recuperação de senhas bancárias e de aplicativos cadastrado no app do celular 12. Habilite o controle de acesso por biometria de serviços financeiros 13. Diminua o tempo de bloqueio automático de tela. Quanto menor, maior sua segurança 14. Aprenda como bloquear e apagar remotamente seu aparelho. Em iPhones isso pode ser feito no iCloud (https://icloud.com); em dispositivos Android, podem ser usados os serviços da Google (https://android.com/find) e de alguns fabricantes específicos 15. Escolha alguém de confiança para ter acesso ao sistema de bloqueio remoto do celular para apoiá-lo em caso de roubo ou furto 16. Caso seu celular seja furtado, roubado ou perdido, entre em contato imediatamente com sua operadora para que o SIM card seja bloqueado 17. Caso seu celular seja furtado ou roubado, registre o boletim de ocorrência para que o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) seja bloqueado 18. Diminua, junto a sua instituição financeira, o limite individual e diário das suas transações financeiras (TED e Pix principalmente)