Matías Bottoni, nadador argentino de 17 anos, considerado uma das grandes promessas do país, ficou paralisado do peito para baixo após colidir com um outro nadador durante o aquecimento para o Campeonato Argentino, realizado no último sábado (10), no Parque Roca, em Buenos Aires.
O jovem atleta, que integra a seleção argentina e representa o Echesortu Fútbol Club, de Rosário, se chocou com outro nadador que atravessava sua raia no exato momento em que ele mergulhava de cabeça na piscina. O impacto causou a fratura de uma vértebra cervical, o que gerou a perda dos seus movimentos.
Graças a uma mobilização urgente que envolveu amigos, familiares, doações e empréstimos, a família conseguiu reunir os recursos necessários para uma cirurgia de alta complexidade. O procedimento incluiu a colocação de uma prótese de substituição vertebral e foi realizado com sucesso.
Apesar da rápida intervenção médica, os prognósticos não são animadores. Em entrevista ao canal argentino El Tres TV, a mãe do nadador, Valeria Grimaux, revelou que os médicos não têm expectativa de que o filho volte a andar.