Donald Trump tomou posse como 47° presidente dos Estados Unidos ao meio-dia (14h em Brasília) desta segunda-feira (20). O republicano prestou juramento em cerimônia na Rotunda do Capitólio. O evento normalmente acontece na área externa da sede do Legislativo, mas foi transferido devido às baixas temperaturas em Washington, D.C.
Entre os presentes estavam os futuros ministros de Trump — incluindo o empresário Elon Musk. Os ex-presidentes Bill Clinton, George Bush, Obama, e o presidente cessante, Joe Biden, e a vice-presidente cessante, Kamala Harris, também acompanharam a posse. Estavam presentes ainda os ministros da Suprema Corte, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e o fundador da Amazon, Jeff Bezos.
"A era de ouro dos Estados Unidos começa hoje", diz Donald Trump em discurso inaugural
Antes do juramento, o cantor lírico Christopher Macchio, acompanhado pela Banda dos Fuzileiros Navais, como pede a tradição, cantou a música 'O, America'. Em seguida, Joe Biden e Kamala Harris chegaram à cerimônia sob aplausos. Eles foram seguidos por J.D Vance, novo vice, e finalmente Donald Trump, que foi bastante aplaudido sob os gritos de 'USA' (Estados Unidos em inglês).
A cerimônia continuou com o juramento do vice-presidente eleito, J.D Vance. Em seguida, foi a vez de Donald Trump. Ele prestou juramento segurando duas bíblias: uma da mãe e outra usada pelo ex-presidente Abraham Lincoln em sua posse, em 1861.
“Juro solenemente que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, da melhor forma possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”, disse Trump em seu juramento.
O juiz John Roberts, da Suprema Corte, leu o texto.