A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), retomou em 2021 a Operação Mata-Fogo. O trabalho combateu 86 focos de queimadas, equivalente a 161.381 metros quadrados e impediu que áreas muito maiores fossem queimadas.
A operação, em parceria com o Corpo de Bombeiros, utilizou uma caminhonete equipada com o kit de combate às queimadas, contendo um tanque de 700 litros de água, motobomba e mangueira.
Este ano, a época de seca foi acentuada, tornando propício o ambiente para queimadas. Os 86 focos de queimada foram atendidos de julho a outubro. A operação é preventiva e referência para outros municípios. O objetivo é combater as chamas, antes que saia do controle e atinja grandes áreas, prejudicando a saúde da população e o meio ambiente.
Os problemas respiratórios são agravados com o tempo seco, somado à inalação de fumaça, podendo levar a necessidade de atendimento médico. A Sema reforça que as queimadas são proibidas e classificadas como crime ambiental, passíveis de multa.