As grandes empresas de tecnologia continuam correndo para desenvolver programas de inteligência artificial (IA) criativos, capazes de gerar vídeos e imagens mais realistas com o mínimo de interferência humana. No início desta semana, a Adobe anunciou, durante sua conferência MAX, o Firefly Video Model, um modelo de IA generativa que cria vídeos, imagens e áudios a partir de comandos de texto.O modelo será integrado ao programa de edição de vídeos Premiere, que contará com a ferramenta “Generative Extend”, capaz de aumentar clipes curtos e realizar ajustes na edição, como a correção de movimentos bruscos nas cenas.
Segundo a Adobe, os clipes podem ser estendidos em até dois segundos, o que é útil para corrigir pequenas falhas na edição e gravação realizada por humanos.
Os vídeos podem ser gerados em qualidade 720p ou 1080p, com até 24 FPS, resultando em imagens mais nítidas e limpas. Os efeitos sonoros também podem ser ajustados, com a possibilidade de acréscimo de até 10 segundos, mas o sistema ainda não permite ajustes em músicas ou diálogos. Assim como o Sora, da OpenAI, o Firefly possui um recurso que permite a criação de vídeos a partir de texto ou imagens.
A geração do conteúdo pela IA pode levar de 90 segundos a três minutos para entregar o vídeo ou imagem solicitada.