Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
27/01/2022 às 11h40min - Atualizada em 27/01/2022 às 11h40min

Astrônomos australianos descobrem objeto pulsante misterioso no espaço

Cientistas afirmam que corpo celeste é diferente de tudo o que já se viu

Época Negócios
Divulgação

Astrônomos australianos descobriram um objeto pulsante misterioso que pode ser uma nova classe de estrela de nêutrons de rotação lenta em um campo magnético ultrapoderoso. O objeto emite um feixe de radiação a cada 20 minutos e, segundo os cientistas, é diferente de tudo o que já foi visto, segundo informações do The Guardian.

"Foi meio assustador para um astrônomo porque não há nada conhecido no céu que faça isso", disse Natasha Hurley-Walker, que liderou a equipe que fez a descoberta e é do Centro Internacional de Pesquisa de Radioastronomia da Universidade de Curtin, na Austrália. 

Natasha afirmou que definitivamente não se trata de alienígenas. Provavelmente a fonte seja um objeto giratório. O objeto estaria a cerca de 4 mil anos-luz de distância no plano da Via Láctea. “É um tipo de estrela de nêutrons girando lentamente que foi prevista para existir, teoricamente”, explicou. “Mas ninguém esperava detectar diretamente uma assim porque não esperávamos que fossem tão brilhantes.”

O que são estrelas de nêutrons 

Estrelas de nêutrons são densas e inicialmente giram rápido. Com o tempo, perderiam energia e desacelerariam. “Mas, à medida que elas diminuem, você espera que desapareçam”, disse o professor Andrew Norton, astrofísico da Open University ao The Guardian. 

Segundo a reportagem, os cientistas estão perplexos com o objeto recém-descoberto e ainda há questões que precisam ser estudadas. A descoberta foi publicada na revista Nature.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp