Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
03/03/2022 às 11h53min - Atualizada em 03/03/2022 às 11h53min

Ministro da Saúde estuda rebaixar pandemia de Covid-19 para endemia e reduzir restrições

Endemia é status conferido a doenças recorrentes, para a qual a população e serviços de saúde já estão preparados.

Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (3) que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar, de pandemia para endemia, o status da Covid-19 no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica desde março de 2020 que o planeta vive uma pandemia.

Endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.

Se o rebaixamento de fato ocorrer, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde e muitas das restrições, como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, deixarão de ser aplicadas.Bolsonaro, e aliados do presidente, têm criticado desde o início da pandemia as restrições adotadas para reduzir o contágio da doença e as mortes provocadas por ela.

Na semana passada, com média móvel acima de 800 óbitos diários, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a vacinação contribui para acabar com o "caráter pandêmico da Covid-19" e sinalizou que o governo avalia os dados epidemiológicos para rebaixar a classificação da doença para a de uma "endemia".

Na ocasião, especialistas entrevistados avaliaram que a mudança de pandemia para endemia é uma decisão complexa e que, diante do atual cenário, seria "arriscada", "precipitada" e de um "otimismo preguiçoso".

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp