O Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) classificou o Brasil em nível de atenção 1 e emitiu um alerta de saúde para viagens no país em decorrência da dengue e a febre oropouche. Na escala, o alerta no patamar 1 é o primeiro entre 4 níveis, sendo o último, a recomendação de evitar todas ao território brasileiro.
Neste primeiro momento, os Estados Unidos recomendaram que turistas se protejam com a utilização de repelentes, a escolha de calças e camisas de manga compridas ao ar livre e, quando forem dormir, a instalação de telas nas janelas para inibir o mosquito Aedes aegypti, principalmente nas áreas de maior risco.
Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o país chegou a 113 mortes por dengue desde o início do ano, com mais 438 óbitos que passam por investigação.
Ao todo, já foram registrados 653.656 casos prováveis de dengue somente em janeiro e fevereiro deste ano, o equivalente a quase 322 casos a cada 100 mil habitantes.
A febre oropouche é uma doença infecciosa aguda, transmitida pelo mosquito Culicoides paraensi e pelo Aedes e causa sintomas parecidos com a dengue.
A doença tem preocupado a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, que confirmou 1.134 casos em 2024. Em Curitiba, as primeiras duas pessoas foram diagnosticadas com a febre, na terça-feira.