A Prefeitura de Alumínio (SP) afastou duas funcionárias que não diluíram a vacina contra a Covid-19 de forma correta para aplicar em pelo menos quatro crianças. A imunização teria ocorrido na quinta-feira (17), na Biblioteca Municipal.
Uma das mães relatou que levou a filha, de 11 anos, para ser vacinada no local no início da tarde. Duas horas depois, uma das enfermeiras telefonou para ela dizendo que a vacina não havia sido diluída corretamente e, por isso, a criança poderia ter reações. A menina chegou a apresentar dor de cabeça e diarreia.
Para fazer o procedimento correto, é necessário que o imunizante seja diluído no frasco original de solução injetável de cloreto de sódio, usando uma seringa. Depois, a pressão do frasco deve ser igualada antes da agulha ser retirada do recipiente.
Além disso, a vacina deve parecer uma dispersão esbranquiçada, sem partículas visíveis, e atingir a temperatura ambiente antes de ser aplicada.
Em nota, a Prefeitura de Alumínio informou que as crianças serão monitoradas todos os dias por telefone. Mais informações estão sendo apuradas.