A cidade de São Paulo tem a maior taxa de transmissão de Covid-19 desde o início da pandemia. Atualmente, a taxa de contágio chega a 1,79. Os dados são da plataforma Infotracker, desenvolvida por pesquisadores da USP e da Unesp.
No estado, a taxa é de 1,8. De acordo com o índice, cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 179, no caso da capital, e para outras 180, no caso do estado. O número tende a aumentar nos próximos dias, de acordo com as análises da plataforma.
A taxa atual supera o recorde anterior, que havia sido em março de 2021, pico da segunda onda da pandemia no país. Na época, o índice de reprodução do vírus havia chegado a 1,70.
Tanto a capital quanto o estado de São Paulo têm registrado alta expressiva de casos e internações por Covid desde o início de janeiro, a onda de infecções pela variante Ômicron.
Houve um crescimento de 361% de internações de pacientes com Covid-19 em um mês – período entre 24 de dezembro e 24 de janeiro. Por conta disso, a Prefeitura abriu mais leitos.
A taxa de ocupação de UTIs e enfermarias até a noite da última terça-feira (25/1) era de 71% e 65%, respectivamente, com 840 pessoas internadas ao todo.