Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
01/11/2021 às 11h00min - Atualizada em 01/11/2021 às 11h00min

Restrições contra a Covid chegam ao fim em SP nesta segunda com liberação de shows em pé, baladas e 100% das torcidas nos estádios

Retomada desses eventos acontece no momento em que o estado superou a marca de mais de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19. Uso de máscara em qualquer ambiente e comprovante de vacinação continuam obrigatórios.

g1
Divulgação

Depois de quase 600 dias, chegam ao fim as restrições impostas pelo governo de São Paulo para conter a disseminação do coronavírus. A partir desta segunda-feira (1), os últimos eventos que estavam proibidos estão liberados: os shows com público em pé, as pistas de danças e a volta de 100% do públicos ao estádios de futebol, segundo as regras do Plano SP de flexibilização econômica.

Com isso, todos os estabelecimentos do estado podem funcionar sem restrição de público e horário. O uso de máscaras segue obrigatório. Cabe a cada município definir se segue o governo do estado. A capital paulista seguiu a orientação e vai liberar todos os eventos a partir desta segunda.

A quarentena imposta pelo governo do estado começou no dia 24 de março de 2020. Naquela época, 30 pessoas haviam morrido vítimas da Covid-19. Durante os 587 dias que duraram o Plano São Paulo, o governo foi prorrogando e flexibilizando as regras.

A retomada desses eventos a partir de segunda acontece no momento em que o estado superou a marca de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19. Segundo o vacinômetro do governo paulista, pelo menos 87,63% da população adulta já tinha tomado a segunda dose das vacinas contra a doença até este domingo (31). No sábado (30), o estado registrou menos da metade do total de hospitalizados com Covid-19 há um ano atrás. Hoje, são 3.400 pessoas internadas, somando 1.609 em UTI e 1.791 em enfermaria.

A autorização para a volta desses eventos é a última etapa para a volta de 100% das atividades culturais no estado, que começaram a retoma gradual em 17 de agosto, com a volta de eventos sociais, museus e feiras corporativas.

De acordo com o governo paulista, a retomada só está autorizada mediando o cumprimento dos seguintes protocolos sanitários para o funcionamento de eventos com público:

Uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente;

Respeito aos protocolos de higiene;

100% da população adulta com acesso à 1ª dose da vacina.

Na capital paulista, desde 1º de setembro a Prefeitura da Cidade de São Paulo instituiu o chamado “passaporte da vacina” para eventos com mais de 500 pessoas.

O "passaporte da vacina" poderá ser apresentado por aplicativo de celular, chamado E-saúde, ou em formato físico



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp