A pista molhada pela chuva fina mexeu com a estratégia dos pilotos, mas o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, fez uma corrida quase perfeita, fez seu pit-stop na hora certa e garantiu o triunfo e a volta mais rápida do GP da Turquia, voltando a vencer uma corrida na Fórmula 1 após mais de um ano.
Max Verstappen, da Red Bull, manteve o segundo lugar da largada para reassumir a liderança do Mundial de pilotos - Sergio Pérez fechou o pódio. Punido com a perda de 10 posições por troca no motor, Hamilton fez uma corrida de recuperação, tentou segurar ao máximo a troca de pneus e flertou com o pódio, mas acabou em quinto lugar. O heptacampeão britânico ficou bastante contrariado com a Mercedes pela decisão da equipe em fazer a parada. Agora, ele está a 6 pontos do holandês na classificação: 262,5 x 266,5.
Com a pista molhada e a reta “curta”, com apenas 210m da linha de largada até a primeira curva, a esperada confusão pós-largada envolveu Pierre Gasly e Fernando Alonso na disputa pelo quarto lugar. O espanhol da Alpine colocou por fora, mas acabou tocado e viu a pista girar. No rádio à equipe, chamou o francês de “estúpido”. Já Gasly alegou que estava “ensanduichado”, já que ficou entre Alonso e Sérgio Pérez, da Red Bull, mas acabou punido com 5s nos boxes.
Após cair para a parte de trás do grid, Alonso tocou Mick Schumacher, que saiu da pista. Resultado: punição de 5s ao espanhol.
Depois de tirar diferença de quase 10s, Hamilton fez boa corrida de recuperação, escalou seis posições e chegou em Sergio Pérez. Na volta 35, o britânico partiu para o ataque, mas o mexicano da Red Bull fez ótima defesa de posição após os pilotos emparelharem e quase se tocarem, no melhor “pega” da corrida.
Largando do 11º posto após marcar o melhor tempo na classificação pela troca de um componente do motor, Hamilton rapidamente escalou ao quinto lugar. Com o início das trocas de pneus, o britânico desejava seguir até o fim da prova com os pneus da largada, mesmo desgastados e chegou a andar em terceiro. Pelo rádio, ele postergou ao máximo à parada, mas atendeu pedido da Mercedes e parou na volta 51. Com os novos compostos, também intermediários, caiu novamente para 5º e perdeu rendimento. Pelo rádio, não deixou de mostrar insatisfação com a decisão do time: “Deixem-me em paz”, disse pelo rádio.
A Fórmula 1 agora migra para o continente americano, com o Grande Prêmio dos Estados Unidos, entre os dias 22 e 24 de outubro, no Circuito das Américas, no Texas.