28/09/2021 às 11h40min - Atualizada em 28/09/2021 às 11h40min

Sorocaba e mais 9 cidades da região decretam estado de alerta devido a crise hídrica

- gazeta.redacao@yahoo.com.br
Divulgação
Sorocaba e mais 9 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) decretaram estado de alerta por conta da crise hídrica que atinge a região. Os municípios que fazem parte do decreto são: Sorocaba, Ibiúna, São Roque, Alumínio, Mairinque, Votorantim, Cerquilho, Araçoiaba da Serra, Salto e Piedade. A cidade de Laranjal Paulista também participa, mas não faz parte da RMS.
Um documento com o estado de alerta para que os moradores das cidades da RMS passem a economizar água foi assinado na tarde de segunda-feira (27), após uma reunião sobre a estiagem prolongada que atinge vários municípios da RMS. O objetivo é que o estado de alerta seja avaliado a cada 15 dias para analisar a situação de crise hídrica que afeta as cidades da RMS, sendo que algumas cidades como Salto e Itu já estão aplicando o racionamento de água, por conta da falta de chuvas. A falta de chuvas também prejudica o volume útil da represa de Itupararanga, que continua em queda há várias semanas, e já bem próximo de atingir o limite mínimo do reservatório. Segundo a Votorantim Energia o volume útil da represa é de 23,76%.
De acordo com o prefeito de Sorocaba, neste momento, ainda está descartado na cidade o início de rodízio ou racionamento de água. Porém, a medida poderá ser adotada a qualquer momento se o nível do volume útil da represa de Itupararanga cair ainda mais, e se a falta de chuvas continuar.
A reunião contou com a presença de prefeitos da RMS, do promotor Antonio Domingues Farto Neto, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Saae Sorocaba, do Comitê de Bacias do rio Sorocaba e Médio Tietê, e ainda de representantes da Votorantim Energia, empresa que faz a gestão da represa de Itupararanga.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

29754

views

80068

Qual melhor candidato?

0%
100.0%
0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp