02/08/2021 às 11h59min - Atualizada em 02/08/2021 às 11h59min
Volta às aulas: como será o segundo semestre nas escolas de Sorocaba
Na rede municipal, até o momento, só serão permitidas aulas presenciais com 35% da capacidade, em esquema de revezamento. Escolas estaduais podem retomar aulas com até 100% da capacidade nesta segunda-feira (2).
O início do segundo semestre do ano letivo para os estudantes de Sorocaba (SP) continuará com as aulas em sistema híbrido na rede municipal. Por conta da Covid-19, até o momento, só serão permitidas aulas presenciais com 35% da capacidade, em esquema de revezamento. O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários seguirá obrigatório. A participação presencial ainda continua sendo facultativa, ou seja, a decisão pela aula presencial ou a distância ficará a cargo de pais e alunos. Para as famílias que não tiverem acesso à internet, as atividades ficam disponíveis para retirada nas escolas. O Governo de São Paulo determinou que escolas públicas e privadas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) da rede estadual podemo retomar as aulas com até 100% da capacidade a partir desta segunda-feira (2), desde que seja respeitado o distanciamento de um metro entre os estudantes. Antes, o distanciamento mínimo era de 1,5 metro e o limite de capacidade era de até 35% do total de alunos. O ensino superior e técnico também poderá retomar aulas presenciais em agosto, mas com capacidade limitada a 60%. A exceção é para os cursos da área da saúde, que podem receber todos os estudantes matriculados de uma só vez. Realizará, gradativamente, a adequação para ampliação da capacidade de estudantes, seguindo as recomendações do decreto estadual. No entanto, o poder público ainda não definiu uma data para que isso ocorra.
Escolas municipais
A rede municipal concluiu, na última segunda-feira (19), o retorno escalonado de todas as etapas de ensino, que teve início no dia 7 de junho. O esquema de aulas para todos os níveis é de forma escalonada, híbrida e facultativa aos pais e responsáveis. Em julho, retomaram as aulas presenciais com 35% da capacidade os alunos do ensino fundamental, creche III e pré-escola. Desde o dia 14 de junho, já adotaram o novo esquema com aulas presenciais os estudantes de 11 a 14 anos, assim como os alunos do berçário de até dois anos. A modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornou presencialmente no dia 21 de junho. Todas as escolas municipais devem seguir as orientações e somente administrar aulas presenciais com 35% da capacidade e manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre os alunos. O uso de máscara é obrigatório.
Escolas públicas e privadas do estado
No início de julho, o Governo de São Paulo decidiu que as escolas públicas e privadas do estado da educação básica poderão retomar as aulas com até 100% da capacidade a partir de agosto, respeitando o distanciamento de um metro entre os estudantes. Desde abril, as escolas do estado estão abertas para aulas presenciais, mas a presença dos estudantes estava limitada a 35% do total. No ano passado, as escolas chegaram a reabrir, mas com o avanço da pandemia, em março de 2021, as medidas de restrição foram intensificadas e as instituições de ensino foram orientadas a receber apenas estudantes em situação vulnerável. A Secretaria Estadual da Educação afirma que cada escola vai poder avaliar se tem capacidade para retomar as atividades presenciais, obedecendo às normas de distanciamento estabelecidas. Em Sorocaba, algumas unidades mantêm a recomendação do governo com 100% da ocupação, mas a medida não é uma regra. As escolas que não tiverem condições para a retomada de 100% dos alunos de uma única vez poderão adotar o sistema de rodízio e dividir os alunos em turmas diferentes.