Pais de alunos da Escola Municipal Antônio de Castro Figueirôa, em Alumínio, estão preocupados com uma infestação de pombos no local, principalmente no pátio onde ficam os bebedouros que são utilizados pelos alunos. Os pombos podem transmitir mais de 70 tipos de doenças, algumas com risco de morte, segundo informações de médicos infectologistas.
Em busca de alimentos, as aves invadem principalmente o pátio da escola e o bebedouro para consumirem água. A escola atende hoje um número grande de alunos de todas as idades, e é uma das maiores da cidade.
Entramos em contato com a direção da escola que confirmou que existem os pombos na escola e que o departamento de educação iria tomar as providências para resolver o problema. Novamente procuramos a diretora do Departamento de Educação do município, D. Andreia Juliana Pires, mas a mesma não quis se pronunciar sobre o assunto e também não respondeu nossas perguntas.
As aves parecem estar acostumadas com a presença dos alunos e ficam a poucos metros das crianças.
“A direção da escola precisa tomar uma atitude rápida, o próprio cheiro dos pombos e das fezes faz mal, além das inúmeras doenças como micoses, doenças de pele, meningite, coceira e piolhos. Nós sabemos que não é necessário tocar nos pombos para correr riscos, pois algumas contaminações ocorrem pelo ar e os fungos presentes nas fezes são responsáveis por várias doenças perigosas. Não é possível que ninguém tome uma providencia, inclusive a escola foi visitada pelo prefeito eleito recentemente”, declarou o Sr. Rabello, diretor do Jornal Gazeta de Alumínio.
Segundo médicos infectologistas, o contato com esses fungos que chamam de neurocriptococose, causa uma doença terrível, que tem grau elevado de morte. Fora a doença pulmonar, também causada por esse fungo, que leva muitas vezes à morte e, quando não leva a morte, incapacita o ser humano.
Já que o Departamento Municipal de Educação não sabe o que fazer, deveria solicitar ajuda do Ministério Público, Secretária de Estado de Educação e Vigilância Sanitária sobre os pombos na escola do município.