Mulheres vítimas de violência podem usar transporte gratuito por app
Atendente do 190 oferece opção sem custo para ir à DDM ou pronto-socorro
Divulgação/Gov.SP
Uma parceria do governo de São Paulo com a empresa de mobilidade 99 passou a oferecer transporte gratuito à mulheres vítimas de violência. Desde que a parceria foi lançada, em janeiro, até julho deste ano, foram feitas 205 viagens. O convênio faz parte de uma rede de proteção do governo de São Paulo. O chamado Agosto Lilás é o mês do enfrentamento à violência contra mulher.
Com a iniciativa, mulheres que sofreram agressões recebem deslocamento seguro e sem custo até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Instituto Médico-Legal (IML) para realizar um exame de corpo de delito, ou até mesmo ao pronto-socorro.
O acesso ao serviço ocorre por meio de um voucher. Para obtê-lo, a mulher vítima de violência liga para o 190 e é atendida por uma policial mulher da Cabine Lilás, que oferece atendimento especializado.
Durante a conversa, é oferecida à vítima a possibilidade de se deslocar a um serviço físico de atendimento utilizando gratuitamente o app da 99. Em caso de uso, a Polícia Militar aciona o aplicativo por meio de um voucher.
Como são as policiais da Cabine Lilás que farão a solicitação do transporte, elas também poderão acompanhar a localização das mulheres em tempo real, estando de prontidão para qualquer intercorrência. A depender da situação, uma viatura da Polícia Militar também será deslocada para o acompanhamento da ocorrência.