O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará, no início de agosto, um plano nacional para a primeira infância, com políticas públicas voltadas a crianças de até seis anos de idade.
A iniciativa envolve, por exemplo, abertura de vagas em creches e a ampliação da vacinação. Além disso, o governo federal incluirá indicadores e metas gerais de educação até o final de 2026.
A ideia é de que o governo federal atue junto a estados e municípios em uma espécie de frente nacional de atendimento às famílias mais carentes que tenham crianças pequenas.
O plano nacional também deve reproduzir iniciativas municipais exitosas, como a criação de um aplicativo de celular que reúne informações e orientações para os pais de crianças pequenas. O modelo foi adotado em Recife, pelo prefeito João Campos (PSB).
A primeira infância é considerada pelos educadores como um período crucial de desenvolvimento da criança. Por isso, a importância de acesso a uma rede ampla de educação e saúde que garanta um crescimento saudável.