Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
09/12/2022 às 16h19min - Atualizada em 09/12/2022 às 16h19min

Brasil perde para Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo de 2022

Emocional e falta de poder de fogo explicam queda da seleção brasileira para a Croácia nas quartas

Divulgação
O Brasil foi da euforia pela confiança no hexa à decepção com a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. A derrota para a Croácia  nos pênaltis representou a quinta queda seguida para um rival europeu e decreta o fim do ciclo de Tite no comando da seleção brasileira. Se não foi tão vexatório quanto o histórico 7 a 1 sofrido para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o revés para os resilientes croatas, que nunca perderam uma disputa de pênaltis em Copas, é muito sentido. É dolorido porque Tite e sua comissão técnica confiavam que a sexta estrela poderia vir em decorrência do trabalho feito e dos resultados alcançados antes do Mundial. Houve tempo para o treinador expor e executar suas ideias, trabalhar diferentes formações, selecionar os atletas que desejou. Ao contrário do ciclo anterior para a Copa da Rússia, desta vez ele teve quatro anos de trabalho, com competições e amistosos até o mundial catariano.
A eliminação do Brasil no Catar escancara erros da CBF, comissão técnica e jogadores da seleção brasileira. Ficou claro no Catar que parte dos atletas sentiu a pressão de jogar uma Copa do Mundo. Dezeseis dos vinte e seis jogadores disputaram seu primeiro mundial. 
O aspecto emocional parece ter pesado. Isso ficou evidente nos pênaltis. O garoto Rodrygo e o experiente Marquinhos erraram suas cobranças. Os croatas não falharam nenhuma vez da marca da cal. Cabe lembrar que Tite repetiu o que fizera na Rússia e mais uma vez dispensou a presença de um psicólogo na delegação.
O Brasil havia feito um ciclo pré-Copa irretocável, com apenas três derrotas. Os resultados foram positivos porque a defesa mostrou segurança e o ataque, eficiência, com apenas 19 gols sofridos e 111 marcados. No Catar, os defensores corresponderam, mas os atacantes, nem tanto. O melhor cobrador sempre abre ou fecha as cobranças. Tite escolheu mal seus batedores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp