O Cruzeiro e a Máfia Azul foram condenados a indenizar, em processo por danos morais, o pai de Mateus de Freitas Ferreira, atleticano morto novembro de em 2021, em R$ 100 mil. A decisão, à qual a Itatiaia teve acesso, é da 22ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte.
Mateus morreu durante um ataque a um ônibus em Belo Horizonte, em novembro de 2021. De acordo com a Justiça, ficou comprovado que membros da Máfia Azul participaram do crime.
Integrantes da Máfia Azul, do Cruzeiro, interceptaram um ônibus da linha 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro) que passava pelo Anel Rodoviário, na altura do bairro Novo das Indústrias, na região do Barreiro. O ataque foi após um jogo entre Atlético e Fluminense.
Os torcedores cruzeirenses arremessaram pedras, pedaços de pau, barras de ferro e bombas. O atleticano Mateus de Freitas Ferreira, de 20 anos, estava no coletivo e tentou fugir, mas morreu durante o ataque. Outros nove passageiros, a maioria moradores do Barreiro, ficaram feridos.
Três anos depois do crime, dois membros da Máfia Azul, Samuel Paixão de Souza e Riquelme Enderson Ribeiro da Silva, foram condenados a 67 e 50 anos de prisão, respectivamente, por envolvimento no crime. Outros dois acusados foram julgados em maio de 2023. Gustavo Luiz da Silva e Walker Marcelino Gouveia foram considerados culpados e condenados a mais de 50 anos de prisão cada.