18/01/2022 às 10h33min - Atualizada em 18/01/2022 às 10h33min

Polícia investiga se quadrilha que assaltou Iguatemi de Rio Preto é a mesma que roubou em Sorocaba: 'Padrão é o mesmo', diz delegado

Joalheria no shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto (SP), foi roubada na noite de sexta-feira (14). Em Sorocaba e São Roque (SP), outros dois shoppings foram assaltados no ano passado.

- gazeta.redacao@yahoo.com.br
g1
Divulgação

A Polícia Civil está investigando se a quadrilha que assaltou o shopping Iguatemi de São José do Rio Preto (SP), na noite de sexta-feira (14), é a mesma que roubou uma joalheria no shopping de Sorocaba (SP), em novembro do ano passado.

De acordo com o delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, Rodrigo Ayres, a equipe não descarta que os dois casos estão relacionados.

"O padrão é o mesmo, por isso, a gente não descarta que sejam membros daquele mesmo grupo criminoso que assaltou aqui (Sorocaba), que a gente prendeu. Foram presos quatro e estão faltando quatro. A gente não descarta que esses quatro estejam lá e mais gente também", explica o delegado.

Em ambos os assaltos, os criminosos entraram nas joalherias se passando por clientes antes da ação. As imagens também mostram que os suspeitos usavam roupas parecidas.

A quadrilha que assaltou o shopping Iguatemi de Sorocaba, também assaltou outros shoppings em Piracicaba, São Roque Jacareí, Valinhos e São Paulo (SP). Em 16 de dezembro, foi deflagrada uma operação que resultou na prisão de dois suspeitos.

O assalto a uma joalheria localizada no piso superior do Shopping Iguatemi de São José do Rio Preto (SP) deixou comerciantes, funcionários e clientes em pânico. O crime aconteceu por volta das 20h30 da última sexta-feira (14).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram clientes em pânico e correndo para se esconder dentro das lojas. É possível escutar um estampido em uma das imagens.

Testemunhas também relataram terem ouvido um barulho parecido com um disparo de arma de fogo. Contudo, a Polícia Civil não confirma o tiro.

Imagens de câmeras de segurança flagraram quando os criminosos armados entraram na joalheria. É possível ver um ladrão em uma cadeira de rodas sendo empurrado por outro. Os dois se aproximaram da loja e entraram para assaltá-la.

O vídeo não mostra o que acontece no interior da loja, mas a mesma câmera de segurança flagrou o momento em que o suposto cadeirante e o comparsa saíram acompanhados de um terceiro suspeito. Os três estavam armados, usando máscaras de proteção contra a Covid-19 e segurando bolsas pretas.

De acordo com o delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), Paulo Buchala Junior, os ladrões roubaram joias, relógios de luxo e armas de seguranças.

Dois suspeitos foram presos na madrugada de sábado (15), em Americana (SP), cidade a mais de 300 quilômetros de distância de Rio Preto. A Polícia Militar diz que uma mulher também foi presa, mas a Polícia Civil não confirma.

Conforme o delegado Paulo Buchala, a ação dos criminosos durou menos de dez minutos. Uma funcionária da joalheria foi feita de refém e levada até a saída do shopping. A suspeita é de que sete a oito ladrões tenham participado da ação.

Dois veículos usados pelos criminosos foram encontrados pela Polícia Militar abandonados em uma estrada de terra do shopping. Os dois suspeitos presos em Americana estavam com o terceiro carro usado no crime.

Em nota, o Shopping Iguatemi disse que segue colaborando com as autoridades competentes, e que as lojas já abriram normalmente no sábado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

32527

views

86686