A estação de tratamento de esgoto de Mairinque (SP) começa a funcionar em 40 dias após problemas que se arrastaram por anos, como obra abandonada e dinheiro da prefeitura confiscado.
A estação começou a ser construída em 2018 e, agora, com a obra concluída, está em fase de testes e, em pouco mais de um mês, deve começar a tratar os dejetos na capacidade máxima.
O sistema é capaz de reduzir mais de 90% da carga orgânica da água suja que vêm das casas. Essa estrutura tem capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo, o que significa que apenas 40% dos habitantes serão atendidos pela estação.
A previsão é que até 2026 o restante da população tenha esgoto tratado. Mas, até lá, 60% da carga orgânica produzidos em Mairinque continuam a ser despejados no Ribeirão Varjão.
Há 30 anos, o Ministério Público acionou a Justiça exigindo a construção de uma estação de tratamento. Esta obra começou, parou e foi abandonada no bairro Monjolinho.
Como a estação não saiu do papel, a prefeitura foi multada em R$ 14 milhões. A condenação de 2014 não foi paga e, no início de 2019, a Justiça sequestrou R$ 2 milhões dos cofres públicos, o que fez o ex-prefeito Alexandre Peixinho decretar estado de emergência financeira.
A concessionária assumiu o investimento de uma nova estação, agora no bairro Jardim Vitória.