A Holanda não jogou um futebol empolgante, mas fez o suficiente para garantir vaga na Copa do Mundo de 2022. A Laranja Mecânica carimbou o passaporte para o Catar vencendo a Noruega por 2 a 0, na última rodada das Eliminatórias, com gols de Bergwijn e Depay no segundo tempo.
A partida desta terça-feira (16) no Feyenoord Stadium, em Roterdã, acabou sendo uma final para as seleções. Com a vitória da Turquia sobre Montenegro, quem vencesse o jogo iria à Copa do Mundo, enquanto a outra equipe ficaria de fora até da repescagem.
O primeiro tempo em Roterdã terminou com placar zerado e não foi por acaso. A Holanda foi bem na defesa e em nenhum momento pareceu perto de levar um gol, mas não teve criatividade suficiente para levar perigo à meta norueguesa defendida por Nyland.
Na etapa final, após mais 38 minutos de futebol burocrático, Bergwijn garantiu a Holanda na Copa do Mundo e eliminou a Noruega. O camisa 7 recebeu de Danjuma e finalizou sozinho, com força, para abrir o placar no Feyenoord Stadium.
Autor do primeiro gol, Bergwijn também participou do segundo. O atacante disparou em contra-ataque a partir do campo de defesa e rolou para Memphis Depay finalizar e marcar seu 12º gol nas Eliminatórias, empatando na artilharia com o inglês Harry Kane.
A vitória classificou a Holanda para a Copa do Mundo de 2022 de forma direta. A Laranja Mecânica terminou as Eliminatórias na liderança do Grupo G com 23 pontos, dois à frente da vice-líder Turquia.
Do outro lado, a Noruega acabou ficando de fora até da repescagem. Sem Haaland nos últimos jogos, a equipe terminou na 3ª posição da chave com 19 pontos e teria conquistado vaga direta ao Mundial, eliminando a Holanda, se vencesse em Roterdã.