Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
04/10/2021 às 11h12min - Atualizada em 04/10/2021 às 11h12min

Represa de Itupararanga que abastece Alumínio e outras cidades da região de Sorocaba opera com 22% da capacidade total e crise hídrica se agrava

Represa de Itupararanga, que abastece mais de um milhão de pessoas na região de Sorocaba está secando.

Gazeta de Alumínio
TV Globo
A Represa de Itupararanga que é um dos maiores reservatórios de água do interior do estado de Sã Paulo está muito abaixo da sua capacidade e chegando ao volume morto. O volume morto ou reserva técnica de água, é o nome que se dá à reserva de água mais profunda das represas, que fica abaixo dos canos de captação. A Represa de Itupararanga fornece água para mais de milhão de pessoas na região de Sorocaba e opera com apenas 22% da sua capacidade. Especialistas já consideram que essa é a pior crise hídrica dos últimos 90 anos no estado e já falta água para mais de 2 milhões de pessoas. Segundo o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê, as chuvas foram abaixo dos 40% da média histórica que normalmente acontece na região, fazendo com que o volume de água da represa fosse diminuindo e consequentemente afetando o abastecimento.
Na cidade de Mairinque, os Guardas Municipais estão fazendo o trabalho de fiscalização e alerta aos moradores. O morador que for pego desperdiçando água, será multado em R$ 600, conforme determinada decreto municipal assinado pelo prefeito. Já na cidade de Alumínio, a reportagem do Jornal Gazeta já flagrou muita gente com desperdício de água limpa. Na cidade de Alumínio ainda não existe uma campanha nas ruas de conscientização da população em relação a gravidade do assunto e o desperdício, além da falta de fiscalização.
Na cidade de Itu, os moradores reclamam que o rodízio não funciona e falta água para o básico. Na última semana os prefeitos da região metropolitana de Sorocaba se reuniram para discutir o assunto e propor ações para evitar o racionamento nesse momento crítico da falta de chuvas e pandemia.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp