Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
12/08/2021 às 11h12min - Atualizada em 12/08/2021 às 11h12min

Ministro da Educação do Governo Bolsonaro diz que universidade deveria ser para poucos

Em entrevista, Milton Ribeiro ainda se disse surpreso ao saber de algumas atribuições do MEC

Divulgação
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a universidade deve ser para poucos. A declaração foi dada no programa Sem Censura, da TV Brasil, no qual o ministro também disse ter tomado um susto ao saber de algumas das atribuições do MEC (Ministério da Educação) quando assumiu o cargo no governo Jair Bolsonaro (sem partido) no ano passado. Indagado sobre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, ele afirmou que serão as “vedetes do futuro”.
“Com todo o respeito que tenho aos motoristas, é uma profissão muito digna, mas tem muito engenheiro, muito advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Mas se ele fosse um técnico em informática estaria empregado, porque há uma demanda muito grande”, disse.
“Então acho que o futuro são os institutos federais, como é na Alemanha. Na Alemanha são poucos os que fazem universidade, universidade na verdade deveria ser para poucos nesse sentido de ser útil à sociedade”, afirmou.
A declaração é semelhante à que deu em 2019, ao jornal Valor Econômico, o primeiro titular do MEC do governo Bolsonaro. Na ocasião, 
Ricardo Vélez disse que as universidades deveriam “ficar reservadas para uma elite intelectual”. Na entrevista, o ministro disse também não ver problema em jovens “filhinhos de papai” ocuparem vagas das universidades públicas.
Alinhado com a agenda ideológica de Bolsonaro, o ministo disse também que um reitor das universidades federais “não precisa ser bolsonarista, mas não pode ser esquerdista, não pode ser lulista”.
Desde que assumiu a Presidência, Bolsonaro 
desconsiderou o primeiro colocado da lista tríplice das universidades em 40% dos casos ao escolher o reitor. Ribeiro disse já ter levado dez reitores para visitar o presidente..

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp