Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
30/07/2021 às 10h51min - Atualizada em 30/07/2021 às 10h51min

Julho Amarelo: ação oferece testes rápidos de hepatites B e C em Sorocaba

Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizarão 500 testes rápidos para diagnosticar as hepatites B e C nesta sexta-feira (30), das 8h às 15h, em um supermercado na zona norte

G1
Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba (SP) realiza nesta sexta-feira (30) uma ação de testagem em alusão à campanha Julho Amarelo na cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais.
Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizarão 500 testes rápidos para diagnosticar as hepatites B e C, das 8h às 15h, no supermercado Tauste da zona norte, situado na Avenida Itavuvu, 2.005, no Jardim Santa Cecília.
Segundo a prefeitura, a ação seguirá todas as recomendações sanitárias, com utilização de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel para higienização das mãos e de todos os equipamentos.

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de hepatites B e C.
Os pacientes positivos dessa ação serão imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), situado à Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Inflamação do fígado

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, ingestão de álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, não apresenta sintomas, o que exige atenção redobrada.
 
No ano de 2021, até o mês de julho, Sorocaba registrou 45 novos casos de hepatites virais (B e C) em pessoas que moram na cidade. Já em 2020, o total foi de 168 casos confirmados.

Prevenção

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos, quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer.
Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 meses e seis meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses da vacina.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp