Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
15/07/2021 às 11h51min - Atualizada em 15/07/2021 às 11h51min

Greve de ferroviários afeta linhas da CPTM em São Paulo nesta quinta-feira

Não há circulação de trens nas linhas 9 (Esmeralda) e 10 (Turquesa) - que deveriam iniciar operação as 4h -, e as linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) estão funcionando parcialmente. CPTM informou que não haverá acionamento do sistema PAESE. Metrô opera normalmente.

G1
Divulgação
Uma greve de trabalhadores afeta ao menos 4 linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta quinta-feira (15) em São Paulo. O Metrô funciona normalmente.
A CPTM afirmou que não vai haver acionamento do sistema Paese, de ônibus, porque as linhas atingidas fazem trajetos muito grandes. A companhia informou apenas que pediu reforço da frota municipal para a SPTrans.
A SPTrans afirmou que o 
contrato do Paese contempla o atendimento da CPTM, mas a companhia não acionou a empresa até o início da manhã. A empresa disse que determinou as empresas de ônibus da cidade mantenham a operação da frota operacional em 100% ao longo de todo o dia.
Veja a situação das linhas da CPTM:
  • 7 - Rubi: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda e Caieiras
  • 8 - Diamante: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda e Barueri
  • 9 - Esmeralda: paralisada totalmente
  • 10 - Turquesa: paralisada totalmente
  • 11 - Coral: funcionamento normal
  • 12 - Safira: funcionamento normal
  • 13 - Jade: funcionamento normal

Grajaú

Não há ainda informações sobre o número de ferroviários que aderiram à paralisação. A situação mais complicada durante a manhã foi registrada na estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda, onde houve aglomeração de passageiros sem transporte, tentando achar alternativas para chegar ao trabalho.
O policiamento foi reforçado nos arredores da estação Grajaú justamente por causa da grande quantidade de pessoas durante a manhã.
O excesso de passageiros sem transporte obstruiu a Avenida Teotonio Vilela, em frente à estação, e os policiais fizeram um cordão de isolamento com escudos, tentando negociar a desobstrução da via.
A multidão nas vias próximas da estação e do terminal Grajaú acabou prejudicando a própria circulação dos ônibus. Segundo a SPTrans, as linhas que atendem o terminal da Zona Sul “tiveram que fazer retorno, em ambos os sentidos, desde as 6h05 desta quinta-feira, em razão de interferência na via”.
Uma fila de coletivos se formou nas imediações do terminal e os passageiros estão sem muitas alternativas de transporte.
A CPTM diz que a adesão total dos trabalhadores à greve nas linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa contraria decisão da Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp