Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
18/06/2021 às 15h31min - Atualizada em 18/06/2021 às 15h31min

Exposição “Relembrando as Festas Juninas” será atração no Pátio Cianê Shopping

Prefeitura de Sorocaba
Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizará, a partir desta sexta-feira (18), a exposição “Relembrando as Festas Juninas”, no Pátio Cianê Shopping. No local, o público poderá conferir fotografias, painéis com aplicações em feltro, trajes típicos, entre outros objetos que vão apresentar um pouco da história, figuras e símbolos das tradições juninas.
Promovida com apoio do Pátio Cianê Shopping, a mostra cultural tem como objetivo resgatar a tradição das festas juninas, que mobilizam comunidades em todo o país nesta época do ano, inclusive na região de Sorocaba.
As festas juninas reúnem, de modo marcante, a religiosidade e a tradição do povo brasileiro, comemoradas em todas as localidades com muitos fogos de artifício, fogueiras, bailes, músicas e comidas típicas, unindo, ao mesmo tempo, fé e alegria.
Trazidas pelos portugueses, as festas juninas têm início no dia 13 de junho, comemorando o Dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro e protetor das causas difíceis. Logo após, vem o Dia de São João Batista, comemorado em 24 de junho, quando o espírito das festas é iluminado pelas fogueiras e danças. As homenagens a São Pedro, no dia 29 de junho, são mais fortes no litoral, visto ser o santo protetor dos pescadores.
Com o passar do tempo e o crescimento das cidades, as festas foram se modificando, perdendo, aos poucos, o caráter religioso, mas ainda mantendo a simplicidade e a alegria do povo brasileiro.
A exposição “Relembrando as Festas Juninas” poderá ser conferida gratuitamente no andar superior do Pátio Cianê Shopping, próximo à escada rolante que dá acesso ao segundo pavilhão, e será atração, diariamente, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 20h, até o dia 11 de julho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp