Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
19/07/2017 às 22h53min - Atualizada em 19/07/2017 às 22h53min

Setores de serviços e pequenos comércios impulsionam mercado na região de Sorocaba

A alta, segundo os dados, é encabeçada pelos setores de serviços e comércio em geral.

O número de empresas em Sorocaba cresceu 3,2% entre 2016 e 2017, conforme dados do Empresômetro, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). No ano passado eram 72.104 empresas ativas no município. Já nesse ano o número passou para 74.444, ou seja, 2.340 novos negócios a mais. A alta, segundo os dados, é encabeçada pelos setores de serviços e comércio em geral.

Do total de empresas ativas em Sorocaba em março deste ano, 68.725 são Micro e Pequenas Empresas (MPEs), de acordo com o IBPT. Entre os principais segmentos escolhidos pelos microempresários, destacam-se o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiros e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio (Sincomerciários) Ruy Amorim, esse crescimento significa o início de recuperação. Entre 2016 e 2017, destaca ele, foram mais de 600 cancelamentos de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no setor comercial de Sorocaba.
Mudar de carreira, passar mais tempo com o filho e trabalhar com algo que se identifica levaram Juliana Soares a abrir uma loja de roupas em parceria com sua mãe Lúcia de Fátima Alves Soares. Juliana trabalhou administrando uma escola de informática, mas com a chegada do filho, hoje com um ano, partiu para uma nova área. Ela começou vendendo roupas informalmente, utilizando as redes sociais para os anúncios e agora montou e formalizou uma loja no Jardim Nova Ipanema. "Está dando muito certo e o Facebook ajuda muito na divulgação", comemora.

Mesmo em período de crise econômica as microempresas são as que mais empregam no Brasil, diz o presidente do Sindicato das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Prestadoras de Serviço do Estado de São Paulo (Simpres), Álvaro Tavares Gomes de Sousa. Em Sorocaba, os salões de beleza foram as microempresas que mais cresceram nos últimos anos. De acordo com o IBPT, em 2015 existiam 2.020 formalizados na cidade. No ano seguinte, 2016, passaram para 2.394 e atualmente a cidade tem 2.526.

Alimentação
A quantidade de lanchonetes, bares e restaurantes em Sorocaba cresceu mais de 12% entre 2015 e 2017 e hoje somam mais de 5.400 empresas. Segundo Cícero Lourenço Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Restaurantes e Bares de Sorocaba e Região (Sinthoressor), o crescimento no setor de gastronomia está atrelado ao alto índice de demissões. "Muitas pessoas perderam o emprego, decidiram abrir seu próprio negócio e o ramo da alimentação é um dos preferidos dos novos empresários", afirma. Pereira calcula que cerca de 2.700 pessoas estejam empregadas nos bares, lanchonetes e restaurantes de Sorocaba.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp