08/05/2021 às 10h34min - Atualizada em 08/05/2021 às 10h34min
City pode ser campeão inglês hoje se vencer o Chelsea
Time de Manchester depende de uma vitória para conquistar mais um título da Premier League, mas o adversário será o mesmo da finalíssima da Liga dos Campeões
O Manchester City tem neste sábado a chance de conquistar o seu sétimo título do Campeonato Inglês, sendo o quinto na era da Premier League, sem depender de outro resultado. Para isso, precisa vencer em casa o Chelsea, justamente o seu adversário na decisão da Liga dos Campeões.
O Manchester City lidera com folga o Campeonato Inglês, com 80 pontos — 13 a mais do que o segundo colocado, o Manchester United. O time de PepGuardiola já poderia ter sacramentado o título no último fim de semana, mas o clássico do United com o Liverpool foi adiado para a próxima quinta-feira. Se derrotar o Chelsea, o City não depende do resultado desse jogo ou de qualquer outro para comemorar.
Ao que tudo indica, o Manchester City vai alcançar a sua terceira conquista do Campeonato Inglês em quatro anos sob o comando do técnico PepGuardiola. O treinador ainda segura o grito de campeão.
— Nós temos quatro jogos para conseguir uma vitória e amanhã (sábado) vamos tentar fazer isso. Sou um cara cauteloso. No esporte não se fala muito antes de se conquistar. Ainda precisamos de pontos — comentou o treinador, na entrevista coletiva desta sexta-feira.
O Manchester City já conquistou nesta temporada o título da Copa da Liga Inglesa, ao derrotar o tottenham por 1 x 0. Foi o tetracampeonato do time na competição com Guardiola. O City foi impedido de tentar quatro troféus no ano porque foi batido justamente pelo chelsea da Copa da Inglaterra. O outro confronto entre os dois nesta temporada foi no dia 3 de janeiro: 3 a 1 a favor do time de Manchester, pela Premier League.
O técnico do Chelsea naquela época era Frank Lampard. Mas o ídolo foi demitido do cargo ainda naquele mês. No dia seguinte veio Thomas Tuchel para o seu lugar, e tudo mudou. Os Blues saíram da nona posição, com 29 pontos, para a quarta colocação, com os atuais 61. Em 15 jogos na liga inglesa, foram nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, com 20 gols marcados e oito sofridos. Em 11 partidas com ele a defesa não foi vazada.
O Manchester City não vai poder contar com o zagueiro John Stones, que segue suspenso. É possível que Guardiola faça algumas modificações na equipe, como a troca de Fernandinho por Rodri. Segundo a imprensa inglesa, Tuchel deve adotar estratégia semelhante no Chelsea, que não tem desfalques além de Kovacic.
— Imagino que precisamos de algumas pernas e mentes frescas, um espaço para aqueles que querem aproveitar a chance em um jogo importante. Se isso vai mudar algo taticamente, não sei, não decidi ainda. A possibilidade é grande de vermos algumas mudanças — declarou Tuchel, em entrevista coletiva. Não é má ideia guardar alguns segredos para a disputa entre os dois pelo título da Liga dos Campeões. A decisão da Champions League está prevista para o dia 29 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.