A comitiva de senadores que viajou aos Estados Unidos para tentar negociar as tarifas impostas ao Brasil começa nesta segunda-feira (28) uma série de reuniões com congressistas norte-americanos e representantes do setor produtivo do país. A agenda inicia a quatro dias da sobretaxa anunciada pelo presidente Donald Trump.
Oito parlamentares participam da delegação e têm reuniões na Embaixada do Brasil em Washington. O grupo também irá a sede da U.S. Chamber of Commerce, uma organização de empresários, onde se encontram com lideranças e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
Os senadores começaram a chegar aos EUA no fim de semana e se reuniram para alinhar os pontos que serão abordados durante a viagem. Os parlamentares brasileiros tentam reverter ou postergar — a aplicação das tarifas anunciadas por Donald Trump. No início do mês, o chefe da Casa Branca anunciou tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto e relacionou a medida à ação penal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é réu.
A missão foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa e conta com a participação de parlamentares de diferentes partidos. A comitiva fica nos Estados Unidos até o dia 30 de julho.