06/05/2021 às 11h08min - Atualizada em 06/05/2021 às 11h08min

BC decide subir juros para 3,50% ao ano, maior patamar desde maio de 2020

- gazeta.redacao@yahoo.com.br
Uol
Divulgação
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu hoje, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 3,50% ao ano — o maior patamar registrado desde maio do ano passado, quando a Selic estava em 3,75% ao ano.

O BC também deixou em aberto a possibilidade de um novo aumento da mesma magnitude na próxima reunião, marcada para daqui 45 dias. Se a previsão se cumprir, os juros saltarão para 4,25% ao ano, mesmo percentual vigente em março do ano passado.

Para a tomada de decisão, o Copom considerou os novos estímulos fiscais adotados por alguns países desenvolvidos, que, somados ao avanço da vacinação, "devem promover uma recuperação mais robusta da atividade ao longo do ano". O comitê destacou, contudo, que questionamentos a respeito de riscos inflacionários nessas economias podem ser desafiadores para países emergentes, como o Brasil.

Ele também reforçou a importância das reformas estruturais, como a tributária, para viabilizar a recuperação da economia no pós-pandemia.

"O Copom reitera que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia. O comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia", diz a ata da reunião.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

33746

views

89871

Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp