Oito pessoas foram presas durante uma operação contra ligações clandestinas de energia, conhecidas como 'gatos', nesta segunda-feira (7), em Campo Limpo Paulista (SP).
A concessionária de energia percebeu que alguns imóveis da cidade haviam reduzido o consumo de energia elétrica nos últimos meses e isso acendeu um alerta.
Com o apoio de policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP), equipes da concessionária foram até esses endereços checar o que estava acontecendo.
A operação foi denominada Blackout. Foram vistoriados um comércio e 19 residências no bairro Marajoara. Em todos eles foram encontradas fraudes.
Oito pessoas foram encaminhadas para a DIG de Jundiaí e indiciadas por furto de energia elétrica. Elas vão responder a processos na Justiça. Além disso, terão que pagar pelos meses que deixaram de quitar os débitos, com juros e multa. Essa conta ainda será feita pela concessionária.
Além de ser crime, o chamado 'gato' também sobrecarrega a rede de energia e pode provocar até mesmo incêndios. Com essa prática, outras pessoas acabam pagando por essa energia.
No ano passado, foram encontradas mais de 11 mil ligações clandestinas na região de Jundiaí. O furto de energia é crime e a pena pode chegar a quatro anos de prisão.