Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
10/11/2022 às 10h58min - Atualizada em 10/11/2022 às 10h58min

Técnico do Ituano vê falta no goleiro antes de pênalti e exalta: "Desempenho infinitamente melhor que o Vasco"

Técnico fala sobre orgulho em derrota marcada por expulsão precoce; com o resultado, equipe terminou a Série B em sexto

GE
Divulgação

O técnico do Ituano, Carlos Pimentel, não escondeu o abatimento com a derrota para o Vasco, que colocou fim ao sonho do inédito acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista coletiva após a partida, o treinador falou que acreditava muito na vitória – e a consequente vaga na elite nacional do ano que vem – e admitiu que o clima no vestiário após o apito final foi de frustração.

Pimentel também fez uma análise da partida, marcada pela expulsão precoce do zagueiro Lucas Dias, que aos dois minutos cometeu pênalti ao tirar com o braço uma bola que entraria no gol. Na cobrança da penalidade, Nenê marcou o gol que garantiu a vitória vascaína.

Com o resultado, o Ituano terminou a Série B na sexta colocação, com 57 pontos. O Vasco, por sua vez, foi o quarto colocado com 62 pontos.

Veja os principais pontos da entrevista do técnico do Ituano:

Balanço do trabalho

– A sensação do trabalho, desses praticamente quatro meses, é de muito orgulho desse grupo de atletas. De muito respeito e uma gratidão que vai durar para sempre. Eu fui um privilegiado de poder ter debutado nessa profissão e poder comandar esses caras aí, que nunca se furtaram de aceitar, abraçar causa e de acreditar sempre para fazer essa campanha histórica.

Análise do jogo

– Tivemos, sim, a infelicidade no início e o que era para ser um motivo de perda de comando do jogo, não foi o que vimos. Um jogo que você sai com 65% de posse de bola, 25 bolas de último terço, 22 finalizações sendo 12 dentro da área. Com um jogador a menos ultrapassar os 430 passes com uma eficácia de 83% mostra a grandeza deles dentro de campo. Costumo falar que o jogo é do jogador e disse a eles que o choro, a sensação de perda e de derrota é proporcional à sensação de que lá dentro eles foram melhores. De que era possível, e isso dói mais. Mas ninguém pode permitir que seja apagado o que eles fizeram. A justiça no futebol não é tão simples. Desempenho e resultado às vezes andam juntos, mas não necessariamente sempre. Não tenho dúvida de que o desempenho do Ituano foi infinitamente melhor que o do Vasco, respeitando a grandeza do Vasco e dos profissionais que lá estão.

– Não necessariamente resultado e desempenho caminham juntos no futebol porque tem o detalhe. E hoje o detalhe foi esse. Nunca fui de reclamar de arbitragem e não vai ser agora, mas se olho o lance friamente, me parece que teve uma sobrecarga, uma falta no Jefferson Paulino antes do pênalti. Mas aí os responsáveis, autoridades e analistas é que têm de falar. A gente lamenta, só que na sequência vem um reflexo infeliz dele. Eu trocaria o gol por manter o meu time com 11 jogadores. E isso sim desestruturou nossa equipe do planejamento inicial. Felizmente os caras foram aguerridos de tal maneira que continuamos jogando, mas não tenha dúvida de que eu poderia ter outros desenhos com todo o meu time dentro de campo.

– Eu tinha me preparado para dizer que aqui tinha sido pintado hoje o capítulo mais bonito da história. Durante a semana toda preparei vários contextos, mas não me preparei para esse, de não subirmos. Eu acreditava muito nesse acesso e teria vários recortes de entrevistas para exaltar a maior partida da história do Ituano. Ela não veio. A partida veio, o resultado não. Então, daqui para a frente, é potencializar o que tivemos de bom, colocar uma nova rota no GPS e tirar proveito e aprendizagem daquilo que poderia ser melhor.

– Acho que a montagem foi muito feliz nessa temporada. Alguns acidentes e imprevistos aconteceram ao longo do caminho. Perda de jogadores, lesões, mas que isso não aconteça o ano que vem e a gente some força ao que já temos, o alicerce que fica. Não podemos perder a espinha dorsal, mas precisamos reforçar para nos tornarmos tão competitivos quanto neste ano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp