Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
11/02/2022 às 15h11min - Atualizada em 11/02/2022 às 15h11min

Operação policial no Rio de Janeiro deixa ao menos 8 mortos

Ação acontece uma semana após a decisão do STF que pede ao governo um plano de segurança para conter letalidade policial

CNN Brasil
Divulgação

Pelo menos oito pessoas foram mortas durante uma operação policial, na manhã desta sexta-feira (11), na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Por conta do intenso tiroteio, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) da capital carioca informou que as Clínicas da Família Felipe Cardoso, Aloísio Novis e Klebel de Oliveira suspenderam as atividades externas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 17 escolas ficaram fechadas por conta da operação. As aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira (14).

A ação na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, foi realizada em conjunto pela PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PF (Polícia Federal).

Em nota, a assessoria da Secretaria de Polícia Militar carioca alegou que o objetivo da operação é “conter a ação de criminosos na região, que estariam planejando ataques às forças de segurança que ocupam a comunidade”.

A PRF do Rio de Janeiro afirmou que a operação tem mandados de prisão contra “traficantes de uma quadrilha de roubos de carga”. “Além disso, o alvo é prender o traficante “Chico Bento” do Jacarezinho”, complementou a corporação.

Até por volta das 09h desta sexta, os policiais não informaram a realização de nenhuma prisão. Foram apreendidos sete fuzis, quatro pistolas, 14 granadas, cocaína, maconha e carga roubada, de acordo com o último balanço da PRF-RJ.

“O local foi preservado e a Delegacia de Homicídios da Capital foi acionada para perícia”, afirmaram os policiais em nota.

O Complexo da Penha é uma região ocupada pelo Programa de Polícia Pacificadora (PPP), próximo ao Complexo do Alemão, também contemplado com o mesmo projeto.

A operação acontece uma semana, após da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que cobra ao governo estadual do Rio de Janeiro, a criação de um plano para conter a letalidade nas operações policiais.

A elaboração do projeto deve ser enviada para análise do Supremo em 90 dias.

Durante o primeiro mês do ano, houve 227 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, segundo Relatório Mensal do Instituto Fogo Cruzado.

O levantamento aponta que um em cada três tiroteios na Região Metropolitana em janeiro ocorreu em ações e operações policiais. Ao todo, foram 72 registros, deixando 121 pessoas baleadas. Destas 63 morreram e 58 ficaram feridas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp