Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
09/02/2022 às 11h43min - Atualizada em 09/02/2022 às 11h43min

Unidades do Cras oferecem cursos e oficinas gratuitos em Sorocaba

Rede BCN
Divulgação

Unidades já retomaram ou estão retomando suas atividades, oferecendo diferentes cursos e oficinas voltados aos moradores de cada região da cidade. Unidades do Cras oferecem cursos e oficinas gratuitos em Sorocaba

As unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Sorocaba (SP) já retomaram ou estão retomando suas atividades, oferecendo diferentes cursos e oficinas voltados aos moradores de cada região da cidade.

No Cras Cajuru tem início, nesta quinta-feira (10), em parceria com a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba (Apae), a oficina inclusiva “(A)colhendo Sabores”, que vai ensinar os participantes a cultivar hortas em casa e nos mais diversos lugares. As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, das 9h às 11h.

Quem preferir também pode optar pelas oficinas de artesanato e que já tiveram início, mas continuam com vagas abertas. São ações como a que ensina a fazer guardanapos de cozinha, conhecidos como “bate mão”, ou, ainda, a aula ministrada pela voluntária Noeli, que ensina a confeccionar flores a partir de meias finas. Os interessados podem verificar diretamente na unidade quais serão as próximas atividades programadas.

No Cras Aparecidinha, foi encerrado, na última terça-feira (1º), o ciclo de aprendizados iniciado em 2021 sobre as propriedades e os benefícios dos diversos alimentos. Os participantes tiveram uma demonstração, passo a passo, feita pela culinarista e gastrônoma voluntária Geovana Damaceno, de como preparar um delicioso molho nutritivo a partir de ingredientes como cardamomo e manga, com direito à degustação.

Agora, o Cras já se organiza para dar sequência às ações do Grupo Mãos na Terra 2022, quando os participantes poderão saber mais sobre como abrir novos canteiros e preparar a terra para receber mudas de ervas medicinais, a controlar a acidez da terra, para que as plantas cresçam saudáveis e também a produzir e utilizar sua própria compostagem.

O projeto resulta da parceria entre o Cras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Aparecidinha, atendendo prioritariamente encaminhamento dessas unidades, mas aberto à participação de todos os demais.

As reuniões e os plantios acontecem todas as terças-feiras, das 9h às 11h. A horta comunitária tem o objetivo de promover a saúde, por meio da aplicação de terapias complementares, atividades em jardinagem e oferecer apoio a serviços de saúde.

O Colo de Mãe é outro projeto importante, que vem sendo desenvolvido no Cras Nova Esperança, voltado às gestantes presentes nesse território. A exemplo de outras unidades, as ações desse projeto também tiveram início no ano passado e prosseguem neste ano, com atividades programadas a partir desta terça-feira (8).

Para tanto, já foi realizada uma reunião de alinhamento, no último dia 24 de janeiro, novamente envolvendo a parceria entre o Cras Nova Esperança, a Associação Colo de Mãe e as UBSs dos bairros Nova Esperança e Vila Barão. Interessadas em participar podem entrar em contato com a unidade do Cras Nova Esperança.

Os temas gestação e maternidade também são o centro das atenções do projeto Oficina Bem Gerar, do Cras Carandá, que iniciou as atividades de 2022 com um encontro do grupo de gestantes, em roda de conversa abrangendo os temas puerpério e maternagem. A ação foi conduzida pela psicóloga Raphaela Nochelli Braz, que participou de forma voluntária.

Segundo a profissional, falar sobre esses temas é uma forma de desmistificar questões pouco debatidas e cujas reflexões, muitas vezes, não são abordadas junto às gestantes, trazendo-lhes insegurança em um momento tão especial, como é a chegada de um bebê.

Os encontros da Oficina Bem Gerar são quinzenais, sempre às terças-feiras, iniciando às 9h30. O próximo encontro ocorrerá nesta terça-feira (8).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp