Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
09/02/2022 às 11h23min - Atualizada em 09/02/2022 às 11h23min

Americano vai ao pódio no Big Air cinco anos após acidente que o deixou em coma

Colby Stevenson leva a prata em prova do estilo livre e celebra volta por cima após batida de carro em 2016; norueguês é quase perfeito e fica com a medalha de ouro

GE
Divulgação

Mais uma daquelas histórias de superação que o esporte proporciona. Nesta quarta-feira, o americano Colby Stevenson conquistou a medalha de prata na prova do Big Air do esqui estilo livre das Olimpíadas de Inverno pouco mais de cinco anos após ter um gravíssimo acidente de carro, no qual os médicos diziam que ele jamais poderia recuperar as funções motoras. Ele terminou a prova com 183,00 pontos, atrás somente do norueguês Birk Rudd, que venceu com 187,75. O bronze terminou com o sueco Henrik Herlaut, com 181,00.

No big air do esqui estilo livre, os atletas fazem um salto após descer uma longa rampa e voam a quase dez metros de altura para ganhar notas. Na decisão desta madrugada, cada um dos 12 atletas fez três apresentações, a pior nota é descartada, e o resultado dos outros dois saltos é somado para decidir os primeiros colocados.

No dia 8 de maio de 2016, Colby Stevenson voltava de uma competição dirigindo a sua caminhonete numa estrada próxima a Idaho e, ao dar uma cochilada e perder o controle do veículo, chocou-se contra um paredão de pedra, sofrendo um grave acidente. Na época com apenas 18 anos, teve 30 fraturas no crânio, além de ter tido o pescoço comprimido e os ossos do rosto e costelas quebrados. Ele foi internado, chegando a ficar em coma por alguns dias. Da cama do hospital, o americano criou forças de onde não imaginava ter. Tanto que, oito meses depois, ele já estava de volta às competições de esqui estilo livre.

A medalha de ouro ficou com Birk Rudd, que conseguiu dois lindos saltos e, já com o título garantido, fez sua terceira descida com a bandeira da Noruega nas mãos. Na primeira rodada, conseguiu 95,75 e, na sequência, fez 92.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp