Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
04/02/2022 às 13h55min - Atualizada em 04/02/2022 às 13h55min

Cerimônia no Ninho do Pássaro marca abertura dos Jogos de Inverno de Pequim

CNN Brasil
Divulgação

Uma cerimônia no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro, marcou nesta sexta-feira (4) a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. Ao todo, mais de 3 mil atletas competirão em 15 modalidades.

Apesar de não ter tradição em competições de inverno, o Brasil estará representado na disputa. A delegação brasileira foi a 16ª a desfilar no Ninho do Pássaro.

O estádio da abertura dos Jogos de Inverno foi palco da Olimpíada de 2008, também disputada na capital chinesa.

A cerimônia inspirou-se nas festividades do Ano-Novo Lunar, no qual os chineses comemoram a mudança de ciclo em uma data diferente do calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo. O novo ano começou no dia 1 de fevereiro, mas as comemorações no país duram semanas e fazem parte de uma das tradições mais antigas do país. O calendário chinês entrou no ano 4720, ano do Tigre segundo o horóscopo tradicional local, figura evocada na abertura.

Neste ano, o Brasil levou 11 atletas para o outro lado do mundo. Em comparação como os mais de 300 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio, no ano passado, o número pode parecer pequeno, mas ele representa um aumento em relação a outras edições de inverno.

Em Pequim, atletas brasileiros competirão em cinco modalidades: os esquis cross country, alpino e estilo livre moguls, o bobsled e o skeleton.

As disputas começaram na quinta-feira (3), antes da abertura oficial, com classificatórias do curling, do esqui, do hóquei de gelo e da patinação artística. A estreia brasileira veio com Sabrina Cass, de apenas 19 anos. Ela compete no esqui estilo livre moguls, ficou em 21º lugar e disputa a segunda classificatória no domingo (6).

Os Jogos vão até o dia 20 de fevereiro. Confira abaixo as modalidades com atletas do Brasil e atletas candidatos a estrelas da Olimpíada de Inverno de Pequim.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »