04/02/2022 às 13h55min - Atualizada em 04/02/2022 às 13h55min

Cerimônia no Ninho do Pássaro marca abertura dos Jogos de Inverno de Pequim

- gazeta.redacao@yahoo.com.br
CNN Brasil
Divulgação

Uma cerimônia no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro, marcou nesta sexta-feira (4) a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. Ao todo, mais de 3 mil atletas competirão em 15 modalidades.

Apesar de não ter tradição em competições de inverno, o Brasil estará representado na disputa. A delegação brasileira foi a 16ª a desfilar no Ninho do Pássaro.

O estádio da abertura dos Jogos de Inverno foi palco da Olimpíada de 2008, também disputada na capital chinesa.

A cerimônia inspirou-se nas festividades do Ano-Novo Lunar, no qual os chineses comemoram a mudança de ciclo em uma data diferente do calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo. O novo ano começou no dia 1 de fevereiro, mas as comemorações no país duram semanas e fazem parte de uma das tradições mais antigas do país. O calendário chinês entrou no ano 4720, ano do Tigre segundo o horóscopo tradicional local, figura evocada na abertura.

Neste ano, o Brasil levou 11 atletas para o outro lado do mundo. Em comparação como os mais de 300 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio, no ano passado, o número pode parecer pequeno, mas ele representa um aumento em relação a outras edições de inverno.

Em Pequim, atletas brasileiros competirão em cinco modalidades: os esquis cross country, alpino e estilo livre moguls, o bobsled e o skeleton.

As disputas começaram na quinta-feira (3), antes da abertura oficial, com classificatórias do curling, do esqui, do hóquei de gelo e da patinação artística. A estreia brasileira veio com Sabrina Cass, de apenas 19 anos. Ela compete no esqui estilo livre moguls, ficou em 21º lugar e disputa a segunda classificatória no domingo (6).

Os Jogos vão até o dia 20 de fevereiro. Confira abaixo as modalidades com atletas do Brasil e atletas candidatos a estrelas da Olimpíada de Inverno de Pequim.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

29754

views

80068

Qual melhor candidato?

0%
100.0%
0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp