Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
19/01/2022 às 09h50min - Atualizada em 19/01/2022 às 09h50min

Governo do Rio faz operação com polícias para ocupar Jacarezinho

UOL
Divulgação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou na manhã de hoje uma ocupação na comunidade do Jacarezinho, na zona norte carioca. O objetivo é implantar o programa Cidade Integrada, uma nova versão das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Até as 8h, houve o registro da prisão de um homem ainda não identificado. Ele foi levado por agentes à Cidade da Polícia, que fica ao lado da comunidade do Jacarezinho. A Polícia Civil informou que 1.200 agentes — 400 civis e 800 militares — participam da ação. Os policiais buscam cumprir 42 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.

O Jacarezinho foi palco da operação policial mais letal da história do Rio no ano passado, quando 28 pessoas morreram.

À TV, o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz, afirmou que "a vida rotineira tem seguido normalmente [no Jacrezinho]". Para Blaz, "isso é muito importante, estamos falando de uma operação que oferece resultados a longo prazo".

No Twitter, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), afirmou que a elaboração do programa Cidade Integrada durou meses. "As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança", completou o governante no Twitter.

Castro disse que dará mais detalhes sobre o programa Cidade Integrada somente no sábado (22). A princípio, de acordo com o governador, duas comunidades receberão projetos "permanentes". A próxima comunidade a ser ocupada, de acordo com documentos interno, é a Muzema, na zona oeste.

"Servirão de modelo para outros importantes lugares que sofrem com a ausência de serviços e programas que realmente colaborem para melhorar a vida de quem mora nessas áreas", diz Castro.

Além do Jacarezinho, a Polícia Militar também entrou em favelas do entorno: Manguinhos, Bandeira 2 e o Conjunto Morar Carioca. No Twitter, a PM divulgou vídeos da incursão dos agentes na Bandeira 2.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou uma série de mensagens no seu Twitter na manhã de hoje. De acordo com ele, não houve qualquer programação ou reunião anterior à ocupação entre governo e prefeitura sobre o tema.

"Não é verdade que tenha havido qualquer programação ou reuniões prévias com equipes da prefeitura a esse respeito", escreveu

"Saúdo a iniciativa do governo do Estado em implementar uma política pública de restabelecimento do poder do Estado em todas as áreas do nosso território. Tenham a certeza de que a prefeitura apoiará, como sempre, qualquer ação que traga melhorias para a população carioca", diz Paes.

Documentos internos do governo do estado do Rio de Janeiro definem que o Cidade Integrada é um programa que prevê "investimentos em infraestrutura", com construção e reforma de equipamentos públicos, de unidades habitacionais e ações de segurança pública.

As primeiras comunidades ocupadas serão Jacarezinho e o conjunto de comunidades da Muzema, Tijuquinha e Morro do Banco, no Itanhangá, zona oeste, uma região dominada atualmente pela milícia.

Os documentos apontam que, os próximos passos, envolvem ocupar as comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, a Cesarão, em Santa Cruz, e depois Rio das Pedras e Complexo da Maré.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp