A espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, confirmou o favoritismo, e levou pela primeira vez o prêmio The Best de melhor jogadora, entregue hoje (17) pela Fifa em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. Por causa da pandemia de covid-19, o evento é realizado de forma remota. Alexa derrotou a compatriota e companheira de clube, Jenni Hermoso, e a australiana Sam Kerr, do Chelsea.
A meio-campista do Barça era a principal cotada para receber o prêmio da entidade máxima do futebol. Isso porque ela também faturou, em outubro, a Bola de Ouro, premiação da revista France Football que elege igualmente os melhores do mundo na temporada. De quebra, Alexia foi eleita a melhor jogadora da Uefa (entidade responsável pelo futebol europeu).
O troféu da Fifa coroa uma temporada vencedora para a espanhola. Alexia Putellas ajudou o Barcelona a conquistar a Tríplice Coroa no ano passado, com os títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa da Rainha.
Curiosamente, Alexia Putellas não figurou na seleção da Fifa de 2021, assim como as outras finalistas Jenni Hermoso e Sam Kerr. A brasileira Marta, por outro lado, foi uma das atacantes selecionadas.