A montadora Ford anunciou, na segunda-feira (11), que deixará de produzir veículos no Brasil. Com isso, serão fechadas as plantas de Camaçari, na Bahia; Taubaté, em São Paulo; e a fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará. No comunicado, a Ford justifica que "a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas". Em Camaçari e Taubaté, a produção será encerrada imediatamente, com a manutenção, apenas, da fabricação de peças por alguns meses, "para garantir a disponibilidade dos estoques de pós-venda". Já a fábrica da Troller continua operando até o quarto trimestre de 2021. Com isso, não serão mais vendidos os modelos EcoSport, Ka e T4 assim que acabarem os estoques. A decisão de encerrar a produção no Brasil afeta diretamente 5,3 mil pessoas empregadas pela montadora nas três fábricas que serão desativadas. Os números são de trabalhadores empregados diretamente pela Ford. Não incluem, portanto, os empregados de fornecedores de peças da montadora, que também são afetados pela medida. A Ford manterá no Brasil a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas. “Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”, prometeu Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, em nota. O impacto financeiro do fechamento das unidades brasileiras será de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, conforme informação divulgada pela montadora. Do total, cerca de US$ 2,5 bilhões terão impacto direto no caixa do grupo americano, sendo, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos. Outros US$ 1,6 bilhão decorrem de impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Segundo a Ford, cerca de US$ 2,5 bilhões entram no balanço de 2020 e US$ 1,6 bilhão nas demonstrações financeiras de 2021. Os sindicatos que representam os metalúrgicos das fábricas de Camaçari e Taubaté convocaram assembleias em frente aos portões das duas unidades. O presidente do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, diz que o anúncio aos trabalhadores foi feito via videoconferência, pelo presidente da Ford na América do Sul. Comunicado da Ford: “Serão encerradas as operações de todas as unidades de fabricação: as plantas de Camaçari, na Bahia; Taubaté, em São Paulo; e a fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará. Nas duas primeiras, o encerramento é imediato”. A estimativa é que 5 mil dos 8 mil funcionários da montadora no Brasil sejam demitidos.