05/01/2022 às 10h05min - Atualizada em 05/01/2022 às 10h05min

Shopping de Sorocaba recebe exposição inspirada em filmes de Steven Spielberg

Mostra gratuita explora quatro grandes franquias que o cineasta produziu: 'Tubarão', 'E.T. – O Extraterrestre', 'De Volta para o Futuro' e 'Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros'.

- gazeta.redacao@yahoo.com.br
g1
Divulgação

Um shopping localizado entre Sorocaba (SP) e Votorantim (SP) recebe, a partir desta sexta-feira (7), uma exposição gratuita inspirada em filmes do cineasta norte-americano Steven Spielberg.

A arena da exposição "Welcome to Extraordinary", que conta com cerca de 200 m² e será montada na Praça de Eventos da Ala Norte do shopping, explora quatro grandes franquias que Steven Spielberg produziu: "Tubarão", "E.T. – O Extraterrestre", "De Volta para o Futuro" e "Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros".

Logo no acesso à exposição, um túnel com luzes neon e uma ilustração que explora os principais ícones dos quatro clássicos juntos recepcionam os convidados. O espaço também conta com a ilustre presença de um boneco original do E.T. vindo diretamente dos Estados Unidos.

De Volta para o Futuro

O primeiro cenário traz grandes curiosidades para amantes do filme. Os visitantes serão transportados para dentro de uma das cenas mais clássicas da história do cinema, tirar uma foto e compartilhar.

Trata-se do momento em que Doutor Brown observa Marty McFly viajar no tempo com o futurístico carro DeLorean e, durante a "partida", deixa um rastro de fogo dos pneus no chão.

Além disso, nas paredes é relembrada a expressão utilizada por Doc "Great Scott", traduzida na dublagem no Brasil como "Santo Deus". Também há o lettering "Out a time", que faz alusão à placa do DeLorean no primeiro filme, e uma réplica do painel do carro com a data da primeira viagem realizada no tempo por ele (25 de outubro de 1985).

Tubarão

O cenário recria o encontro dos personagens do filme com o temido tubarão. Para isso, simula o fundo do mar com a inesquecível música do filme (que faz referência ao batimento cardíaco dos tubarões e se tornou um clássico dos filmes de suspense, ganhando um Oscar) e, aos poucos, faz com que o tubarão apareça.

Jurassic Park

Quem não se lembra da cena clássica na qual duas crianças se escondem dos velociraptors na cozinha, mas ele aparece na janela, com a respiração no vidro? Essa passagem é recriada no ambiente, junto com alguns rugidos de diferentes dinossauros do filme.

Ainda nesta área é possível relembrar a clássica expressão do filme "Life Finds a Way", usada pelo Dr. Malcom no filme de 1993, bem como "Clever Girl", que faz alusão ao encontro do personagem do caçador Robert Muldoon com a feroz fêmea velociraptor.

E.T. – O Extraterrestre

Uma das cenas mais queridas do filme é relembrada em uma instalação na qual o E.T. é descoberto escondido na barraca de ferramentas de Elliot. A passagem inesquecível do filme na qual Elliot está voando com E.T. na cesta de sua bicicleta também está presente em uma tela.

Outra lembrança é a expressão "Be Good" ("Seja Bom"). Afinal, quando o extraterrestre assiste a Vila Sésamo na TV, logo aprende duas palavras as duas palavras em inglês e as repete. A famosa frase "E.T. Phone Home" ("ET Telefone Minha Casa") também é relembrada. A fala é pronunciada várias vezes pelo alienígena após aprender a falar.

O gesto que o personagem fazia com a mão apontando o dedo indicador cuja extremidade se iluminava quando pretendia curar uma ferida ou se comunicar também é lembrado.

No final da mostra, está o Hall dos Filmes, uma pequena área com ícones dos filmes vindos e uma réplica do boneco E.T. sentado em sua bicicleta.

Através do e-commerce do shopping, os visitantes também poderão adquirir produtos licenciados dos filmes produzidos pela Orientavida, uma ONG que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade. Entre os itens disponíveis estão a reprodução do icônico boneco do "E.T. O Extraterrestre" e camisetas do Jurassic Park.

A exposição ficará aberta ao público de segunda-feira a sábado das 10h às 22h, e aos domingos das 12h às 20h, até o dia 6 de fevereiro. Respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19, é necessário realizar o agendamento prévio de ingresso por meio deste link.

A Ala Norte do shopping fica na Avenida Izoraida Marques Peres, 401, no Altos do Campolim, em Sorocaba.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

32527

views

86686