27/12/2021 às 12h06min - Atualizada em 27/12/2021 às 12h06min

Duas barragens se rompem em cidades da BA por força das chuvas Barragem de Iguá, em Vitória da Conquista, se rompeu na noite deste sábado (25) e outra, na Chapada Diamantina, cedeu ontem

- gazeta.redacao@yahoo.com.br
R7
Divulgação

Uma barragem no distrito de Iguá, no sul da Bahia, se rompeu na noite deste sábado (25) e provocou uma forte enxurrada em diversas áreas do município de Itambé. A prefeitura publicou nas redes sociais um comunicado com pedido aos moradores de que evacuassem as margens do rio Verruga com urgência. O número de mortos pelas chuvas subiu para 18, de acordo com a Defesa Civil.

Na manhã deste domingo (26), a Prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, afirmou que outra barragem se rompeu e pode provocar uma forte enxurrada. A administração municipal informou os moradores por meio das redes sociais e dispobinilizou o ginásio da Escola Municipal José Mancos Freire para abrigar as familiares afetadas pelas águas.

Após o rompimento da estrutura de Iguá, Sheila Lemos, prefeita de Vitória da Conquista, a maior cidade da região e localizada a 55,9 km de Itambé, vistoriou com a força-tarefa formada para o enfrentamento dos efeitos das chuvas a área da BR-116 no Vale dos Quatis. Além da Defesa Civil e técnicos da prefeitura, a Polícia Rodoviária Federal e a Via Bahia fizeram o monitoramento do volume de água no local.

Segundo a Defesa Civil, não houve feridos nem foram constatados prejuízos na região. A Prefeitura de Vitória da Conquista chegou a avisar os moradores sobre o risco e, assim que soube do rompimento, comunicou o fato à Prefeitura de Itambé. Nesse município, deságua o rio Pardo, que recebeu todo o volume de água da barragem rompida.

"Tiramos todas as pessoas que estavam próximas desse córrego, então todas as medidas foram tomadas e estamos prontos para dar toda a assistência aos moradores. Agora é torcer realmente para que não quebre a estrada e não seja necessário interditar a 116", disse a prefeita de Vitória da Conquista. O município havia sido atingido pelo rompimento da barragem dos Quatis, no distrito do Pradoso, na manhã deste sábado.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

32481

views

86533

Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp