Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
20/12/2021 às 10h46min - Atualizada em 20/12/2021 às 10h46min

Cascavel goleia o Sorocaba e conquista o título da Liga Nacional de Futsal pela primeira vez

Após vitória na ida, paranaenses confirmam superioridade com placar arrasador e coroam temporada histórica; Roni é artilheiro e eleito o melhor jogador da competição

GE
Divulgação

O Cascavel é o mais novo campeão inédito da Liga Nacional de Futsal (LNF). No ano em que completou 30 anos de fundação, a equipe paranaense não tomou conhecimento do Sorocaba, venceu por 6 a 0 no segundo jogo da decisão, neste domingo, no Ginásio da Neva, em Cascavel (PR), e escreveu seu nome na história do esporte.

Depois de terem vencido na ida, fora de casa, os paranaenses não administraram a vantagem e partiram para cima logo no início. Com gols de Dieguinho, Gustavinho, Roni (2), André Deko, Lucas Gomes (contra), os donos da casa construíram o placar logo na primeira etapa e garantiram a festa antecipada.

Além do título, o Cascavel viu o pivô Roni ser eleito o melhor jogador da competição. Com os dois gols marcados no jogo, o camisa 7 do time paranaense chegou a 19, terminando como artilheiro isolado do torneio.

A festa do título aconteceu para quase duas mil pessoas no ginásio lotado, que teve inclusive a capacidade ampliada com arquibancadas móveis para receber o duelo decisivo. A equipe finaliza a temporada com dois títulos, já que venceu também o Campeonato Paranaense.

Para o Sorocaba, a derrota representou a perda da chance do tricampeonato. A equipe paulista era a atual campeã de maneira invicta. Em 2021, o time comandado por Ricardinho faturou os títulos Paulista e da Taça Brasil.

Com menos de 30 segundos de bola rolando, o Cascavel mostrou que não iria "sentar" sobre a vantagem. Roni recebeu passe pelo alto, deu um lindo chapéu em Lucas Oliveira, mas na hora da finalização, Leozinho salvou o Sorocaba. No lance seguinte, porém, não teve jeito: Dieguinho recebeu passe rasteiro e, com liberdade, completou para o fundo do gol para aumentar ainda mais a vantagem dos paranaenses.

Sem conseguir encontrar espaços para propor o jogo, o Sorocaba abusou das faltas nas posses de bola adversárias. Mas foi justamente em uma bola parada que os paulistas quase chegaram lá: em jogada ensaiada, Rodrigo recebeu e soltou a bomba. André Deko deu o rebote e Leandro Lino tentou de cabeça, mas o goleiro do Cascavel apareceu mais uma vez para segurar firme.

Sorocaba seguiu assustando nas cobranças de falta de Rodrigo, uma delas desviada com muito perigo, e o Cascavel respondeu com Carlão, que se enrolou e desperdiçou chance debaixo da trave e, no lance seguinte, acertou a trave. Em um lance de falta de comunicação entre Lucas Oliveira e Kevin, a bola sobrou com os donos da casa e chegou até os pés de Gustavinho. Com o gol parcialmente vazio, o ala emendou para o gol e abriu 2 a 0.

Em larga desvantagem, os paulistas tentaram uma reação rápida e, em contra-ataque, Charuto saiu em ótima condição para diminuir, mas parou em André Deko. Pouco depois da metade do primeiro tempo, Gabriel Gurgel deu show ao deixar dois adversários no chão com um corte seco e rolar para Roni, na boa, só completar para as redes e fazer o terceiro. Foi o 18º gol do pivô, que assumiu a artilharia isolada da competição.

Perdido em quadra, o Sorocaba levou o quarto logo na sequência. Gurgel fez mais uma grande jogada e chutou em cima de Lucas Gomes. O desvio fez a bola parar dentro do gol e, precisando fazer cinco gols, o time do interior paulista apelou para o goleiro-linha com sete minutos restando para o fim da primeira etapa. Só piorou e, em saída errada de Rodrigo, Roni recuperou e fez o quinto. Em seguida, foi a vez de André Deko defender chute fraco e, da sua área, finalizar para marcar o sexto.

A segunda etapa começou mais equilibrada. Com o título mais que encaminhado, o Cascavel tirou o pé e deu mais espaços ao Sorocaba, que passou a criar chances. Em chute forte de longe de Charuto, André Deko fez mais uma grande defesa e levou a torcida ao delírio. Em um contra-ataque, Zequinha tentou encobrir Lucas Oliveira e acertou o travessão. No rebote, Ernani dividiu com a marcação, mas também parou na trave.

Sem o goleiro-linha, o Sorocaba teve mais posse de bola na quadra de ataque. Em jogada de habilidade de Pedrinho, Zequinha chegou rasgando e, pelo excesso de força, acabou advertido com o cartão amarelo. O lance gerou desentendimento entre os jogadores e um festival de advertidos, entre eles, o capitão Rodrigo, do time paulista, e jogadores do banco de reservas das duas equipes.

Nos minutos finais, as equipes mais trocaram passes e gastaram o relógio até o cronômetro zerar. O Sorocaba até chegou algumas vezes, principalmente em finalizações de longa distância, mas não chegou a incomodar o goleiro adversário, vendo o ginásio explodir em euforia ao som do apito final.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp