Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
08/12/2021 às 10h10min - Atualizada em 08/12/2021 às 10h10min

Olaf Scholz é eleito chanceler da Alemanha e toma posse nesta quarta

Político de 63 anos já foi prefeito de Hamburgo e era ministro das Finanças no governo de Angela Merkel, que deixa oficialmente o cargo após 16 anos

CNN Brasil
Divulgação

Acontecem, nesta quarta-feira (8), os ritos finais para que Olaf Scholz passe a ocupar oficialmente o cargo de novo chanceler da Alemanha.

Os parlamentares alemães se reuniram nesta manhã no Bundestag e elegeram o até então ministro das Finanças para ser o novo Chefe de Governo do país.

A votação foi encerrada com 395 votos favoráveis, 303 contrários, 6 abstenções e 3 votos nulos. Para ser eleito, era necessária a maioria simples do parlamento alemão, de 369 votos.

Em seguida, Scholz foi apontado para o cargo pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em cerimônia no Palácio de Bellevue, residência oficial da presidência.

A expectativa é de que o novo chanceler eleito retorne ao parlamento alemão para ser empossado nas próximas horas.

Por volta das 11 horas, no horário de Brasília, Angela Merkel deve oficialmente fazer a passagem de bastão e entregar o cargo para Olaf Scholz.

O político de centro-esquerda, do Partido Social-Democrata (SPD), chega ao poder após ter costurado, no último dia 24, um acordo de coalizão com o Partido Verde e os liberais do Partido Democrático Liberal (FDP), encerrando formalmente a era Merkel no país.

Na vida política, Scholz tem se posicionado como um pragmático adepto ao diálogo – seu estilo político não é diferente do de Merkel. Os dois podem ser considerados semelhantes em muitos aspectos, apesar de virem de partidos rivais, analisam especialistas.

“Ele parece calmo, medido, firme”, disse Corinna Hoerst, pesquisadora sênior do Fundo Alemão Marshall dos Estados Unidos (GMF) em Bruxelas.

Scholz e Gerhard Schroder, chanceler alemão de 1998 a 2005, são do mesmo partido. O pragmatismo político pode ser uma semelhança entre os dois governos. Como chanceler, Schroder apresentou a chamada “Agenda 2010”, uma série de reformas que foi considerada um passo importante para o ambiente de negócios alemão.

No último dia 24, Scholz disse que o governo alemão quer ajudar a criar uma Europa “forte e soberana”. Entre as negociações de seu governo há a transição para uma matriz energética mais limpa. Os partidos que formam a coalização concordaram em eliminar progressivamente o uso de carvão até 2030 e o chegar ao fim da geração de energia a partir do gás até 2040.

Em uma fala a repórteres, Scholz revelou algumas das prioridades do seu governo de coalizão. “Queremos ser ousados no que diz respeito ao clima e à indústria”, afirmou.

De perfil moderado, Scholz pode ser considerado um estranho dentro de seu partido – ainda não há sinalização sobre quais serão os nomes que serão mais próximos dele durante o governo.

“A liderança do SPD é principalmente de esquerda e, inicialmente, não o apoiava. Portanto, não sabemos ainda quem ele vai reunir em torno dele e quem vai influenciar seu estilo de liderança”, diz Hoerst.

Outra característica que aproxima Scholz e Merkel é a preferência pelo centrismo. “Ela sempre governou do centro e acho que ele também tentará fazer isso, mas também dependerá, é claro, do que os partidos da coalizão exigirem”, disse o vice-diretor do escritório da GMF em Berlim, Sudha David-Wilp.

Aos 63 anos, Scholz é membro vitalício do SPD e nasceu na antiga Alemanha Ocidental – Merkel nasceu na Alemanha Oriental. Durante o primeiro governo de coalização de Merkel, Scholz ocupou o cargo de ministro do Trabalho e Assuntos Sociais.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp