Gazeta de Alumínio  Publicidade 1200x90
29/11/2021 às 11h28min - Atualizada em 29/11/2021 às 11h28min

Projeto cria espaço autossustentável e ecológico para atender pessoas necessitadas em Salto

Cidade da Misericórdia é um espaço para pessoas de rua que são acolhidas através da Aliança da Misericórdia.

g1
Divulgação

Um projeto criado por uma associação de Salto (SP) pretende criar a "Cidade Rahamim", que tem como objetivo ser um espaço autossustentável e ecológico para atender pessoas de rua e que precisam de ajuda na cidade.

A cidade Rahamim, que significa misericórdia em hebraico, surgiu da ideia dos padres que fazem parte da comunidade Aliança da Misericórdia. O grupo trabalha no acolhimento, na recuperação e reinserção social de dependentes químicos e moradores de rua.

"Não é uma ideia, são encontros. Encontrei uma criança de rua, que me disse para tirar de lá e a partir desse encontro senti que Deus me chamada para acolher", explica um dos idealizadores do projeto, Padre João Henrique.

O espaço será um lugar para uma nova vida após o processo de restauração. Uma das casas protótipo já está sendo construída.

A cidade Rahamim, de 630 mil metros quadrados, fica entre o rio Buru e a mata ciliar de Salto. A cidade vai ter 321 casas com um modelo sustentável, tijolos de terra feitos no local, estrutura com madeiras reaproveitadas, painel fotovoltaico para geração de energia elétrica, coleta de água de chuva, utilização do gás produzido pelo esgoto para abastecer o fogão na cozinha.

"Estamos reformando a construção que já tínhamos na área e já temos 30 pessoas morando na cidade", conta o padre.

Além das casas, o sonho dos fundadores é erguer uma escola, um hospital, restaurante, pequenas empresas e ter espaço para cursos profissionalizantes.

Pelo menos 120 voluntários de quase 10 países abraçaram este projeto. A cidade não só vai acolher quem vier viver nela, projetos sociais e ambientais serão desenvolvidos para ajudar muitas outras pessoas.

Para que a cidade fique pronta vai ser preciso apoio, doações e voluntariado. 



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp